![Original.png](https://static.wixstatic.com/media/505527_88a8505db1b74aab8b952ab141d778fa~mv2.png/v1/fill/w_256,h_362,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Original.png)
ENTRE O ERUDITO E O POPULAR: Análise Crítica sobre a Formação Integral de Pianistas do Século XXI
Livro digital, Belém: Home, 2025
Thiago Pessanha Correa
Elenisio Rodrigues Barbosa Junior
DOI: 10.46898/home.
453aac34-7f4e-413d-8ce4-8af6facc2065
Sinopse
A formação pianística contemporânea exige uma abordagem pedagógica que concilie a tradição erudita com a expressividade da música popular. O livro Entre o Erudito e o Popular: Análise Crítica sobre a Formação Integral de Pianistas do Século XXI analisa a evolução do ensino pianístico, abordando as diferenças metodológicas entre os repertórios e a importância da improvisação e leitura musical. Discute-se a necessidade de superar dicotomias acadêmicas, promovendo um ensino flexível e alinhado às demandas do mercado musical. A pesquisa investiga currículos e práticas inovadoras que favorecem uma formação integral, preparando pianistas para atuar em diferentes estilos. Além da fundamentação teórica, são propostas estratégias pedagógicas que incluem o uso da tecnologia, a valorização da diversidade cultural e a integração entre erudito e popular. A obra enfatiza a importância de um ensino inclusivo, interdisciplinar e dinâmico, capacitando músicos para os desafios do século XXI e incentivando um repertório amplo e diversificado.
Palavras-chave: Piano; Ensino de Música; Música Erudita; Música Popular; Formação Pianística.
Data de submissão:
4 de fevereiro de 2025 às 14:55:18
Data de publicação: