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O INFERNO DE BALTAZAR SERAPIÃO

Estudos em Ciências da Linguagem

Bianca Martins Bueno

DOI: 10.46898/home.

33a91bee-ae16-4af9-b0a2-d79052836d81

Resumo

Este artigo examina a intertextualidade entre "O Remorso de Baltazar Serapião", de Valter Hugo Mãe, e "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, focando na recriação de círculos do Inferno dantesco. A análise destaca a representação da violência e da luxúria em relação às mulheres, mostrando como Mãe transforma o onírico de Dante em um contexto mais realista e contemporâneo, refletindo sobre questões sociais atuais. A discussão abrange a animalização e desumanização das personagens femininas, além de criticar o catolicismo hipócrita presente em ambas as obras. Focando na luxúria e na violência, a figura de Teresa Diaba em Mãe é comparada a diversas mulheres em Dante. Ambos os autores utilizam linguagem figurativa para abordar moralidade, sexualidade e a condição feminina. A conclusão ressalta que, apesar das diferenças temporais, os pecados analisados por Mãe evidenciam uma crítica à violência de gênero ainda presente na sociedade contemporânea.

Data de publicação:

14 de outubro de 2024 14:58:16

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